História Real: A Importância da Detecção Precoce na Saúde Visual Infantil
https://youtu.be/Smi41y8mP7w Introdução No projeto Olhares que Cuidam, acreditamos que compartilhar experiências reais é uma das
O Olhares que Cuidam é um projeto de extensão acadêmica idealizado por alunos do curso de Optometria da FAFILTEC – Polo Curitiba/PR, sob coordenação do professor Dr. Darlei de Paula.
Nosso objetivo é democratizar o acesso à informação sobre saúde ocular por meio de ações educativas, triagens, materiais digitais e campanhas de conscientização — sempre com linguagem acessível, fundamentação científica e um olhar humano.
Acessibilidade
Respeito
Ciência baseada em evidências
Empatia e voluntariado
Educação como agente de transformação
Promover o cuidado com a visão por meio da educação, prevenção e acolhimento, levando informação a quem mais precisa.
Ser referência em ações comunitárias de saúde ocular, inspirando outros projetos e formando multiplicadores do cuidado visual.
Saúde visual é uma necessidade básica, mas ainda é negligenciada em muitas comunidades brasileiras.
Falta de orientação, longas filas de espera e desconhecimento de sinais precoces resultam em dificuldades evitáveis.
Ao entender essa realidade, decidimos agir.
Criamos um projeto que leva informação de qualidade até onde ela mais faz falta, com foco em crianças, jovens, professores, pais e empresas.
Professor universitário com sólida formação em Filosofia, Psicologia, Teologia e Bioética. Doutor em Teologia com ênfase em Saúde e Espiritualidade, Mestre em Filosofia (Ética) e especialista em Psicopedagogia Clínica.
Atua há mais de 25 anos em ensino superior, projetos sociais e pesquisa científica com foco em saúde mental, ética aplicada, dependência química e educação preventiva. Coordena projetos de extensão em instituições como a FAFILTEC, além de lecionar disciplinas como Saúde Mental, Bioética e Metodologia Científica.
É o idealizador pedagógico e orientador acadêmico do projeto Olhares que Cuidam, unindo teoria, empatia e compromisso social em prol da saúde ocular da população.
O projeto Olhares que Cuidam é formado por uma equipe multidisciplinar de estudantes dedicados e orientados por professores experientes. Cada integrante traz sua energia, saber e sensibilidade para tornar a saúde ocular mais acessível a todos.
Acreditamos no poder do trabalho coletivo para transformar vidas com empatia, ciência e informação de qualidade.
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Residente no interior do Paraná, formado em Técnico em Óptica pela FAFILTEC. Atua no projeto Olhares que Cuidam como responsável pela área de TI, organização estrutural e suporte técnico, além de contribuir com mentoria e estratégias operacionais para o bom funcionamento das ações.
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Estudante de Optometria
Dicas, curiosidades e informações práticas sobre saúde ocular, explicadas de forma simples e confiável. Tudo pra ajudar você e sua família a enxergar o mundo com mais clareza.
https://youtu.be/Smi41y8mP7w Introdução No projeto Olhares que Cuidam, acreditamos que compartilhar experiências reais é uma das
Introdução O projeto Olhares que Cuidam, desenvolvido por estudantes da FAFILTEC, realizou uma pesquisa abrangente
A saúde visual é essencial para o desempenho de profissionais que atuam em áreas de
Olhares que Cuidam: Transformando Vidas em CuriúvaProjeto de testes de acuidade visual que promove saúde